Notícias de saúde

Estudo associa enxaqueca a problemas psiquiátricos

23 de janeiro de 2009 (Bibliomed). A enxaqueca pode preceder o início de problemas psiquiátricos, como depressão, ansiedade e fobias, segundo um estudo publicado na edição de janeiro/fevereiro da revista médica General Hospital Psychiatry. A pesquisa acrescenta evidências ao crescente conhecimento sobre a associação entre enxaqueca e transtornos mentais.

“Pacientes que apresentam uma condição (enxaqueca ou transtornos mentais) deveriam ser avaliados para a outra para que possam ser tratadas holisticamente. Embora seja importante saber se ambas estão presentes, tratar uma poderá ter um efeito na outra”, destacou o líder do estudo, Gregory Ratcliffe, da Universidade de Manitoba, no Canadá.

Avaliando dados de mais de 4 mil pessoas que participaram de uma pesquisa nacional sobre saúde na Alemanha, os pesquisadores notaram que problemas psiquiátricos – depressão, ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico, ataques de pânico, fobias, distimia, entre outros – afetavam cerca de 83% dos pacientes que sofriam de enxaqueca. E esses transtornos explicariam 65% de sua incapacidade – mais do que as próprias dores de cabeça.

Os especialistas consideram duas teorias para essa relação. A primeira seria que há um fator comum que influencia ambas as condições, como baixa atividade de enzimas que desativam mensagens químicas enviadas para o cérebro. Outra explicação seria uma relação causal – estudos indicam que a ansiedade frequentemente precede a enxaqueca, que precede a depressão. Porém, mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos.

Fonte: General Hospital Psychiatry. Janeiro/fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários