Notícias de saúde

Tatuagem pode levar a infecção por bactéria letal

04 de julho de 2006 (Bibliomed). Infecções por MRSA – Staphylococcus aureus resistentes à meticilina – foram identificadas nos Estados Unidos pelo CDC (Centers of Disease Control and Prevention) em lojas de tatuagem não-licenciadas, em 3 estados norte-americanos.

Esta bactéria é responsável por algumas das mais graves infecções hospitalares, encontradas em seres humanos.

Segundo um artigo publicado na revista Morbidity and Mortality Weekly Report, a bacteria foi identificado em 44 pessoas tatuadas em lojas não licenciadas, dos estados de Ohio, Kentucky, e Vermont de 2004 a 2005. Nestas pessoas ficou comprovado que a infecção foi causada pelo tatuador, que não utilizou equipamentos como luvas, máscaras, e materiais esterilizados e descartáveis.

As pessoas infectadas tinham idades entre 15 e 42 anos, e eram predominantemente do sexo masculino. As infecções pelo Staphylococcus, adquiridas em tatuagens, geralmente se limitam à pele e são consideradas como leves a moderadas. Entretanto, problemas de maior porte podem surgir, como infecção grave da pele, pneumonia e infecção generalizada (4 das pessoas infectadas, analisadas no estudo, desenvolveram este quadro).

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report, June 23, 2006; vol 55: pp 677-679

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários