Notícias de saúde
12 de agosto de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, descobriu uma em cada quatro mães adormece enquanto amamenta, o que pode aumentar o risco de sufocamento infantil. Isso ocorre porque sempre que um bebê dorme em uma área com almofadas macias e ambientes apertados — como pode acontecer em sofás, poltronas e camas — o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI) aumenta. Em mais de 80% dos casos descritos pelas mães, a mulher não tinha intenção de dormir, simplesmente “aconteceu”.
Os novos dados vêm de uma pesquisa com 1.250 novas mães entrevistadas em 16 hospitais dos EUA em 2015 e 2016. Os bebês tinham entre 2 e 3 meses de idade quando as mães responderam à pesquisa. Mais de 28% das mulheres disseram que "às vezes" ou "geralmente" adormeciam enquanto amamentavam nas duas semanas anteriores à pesquisa. Muitas das mulheres que adormeceram disseram ter optado por amamentar no sofá ou numa cadeira, em vez da cama, para diminuir as chances de adormecer. No entanto, muitas vezes não funcionava.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) não recomenda compartilhar a cama de um adulto com um bebê, para evitar que ele role para cima de um bebê vulnerável ou que ele fique preso na roupa de cama. O estudo descobriu que adormecer durante a amamentação era muito mais provável na cama (cerca de 34% dos casos) do que em um sofá ou cadeira (cerca de 17%). No entanto, as diretrizes da AAP também enfatizam que, se você estiver amamentando e estiver preocupada em adormecer, cadeiras e sofás são, na verdade, locais mais perigosos para o bebê do que camas. Educar as mães que amamentam sobre os perigos potenciais é fundamental.
Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2024-066072.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também