Notícias de saúde
12 de agosto de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, acreditam ter descoberto o motivo de alguns pacientes com câncer que usam imunoterapia poderem desenvolver problemas cardíacos. A descoberta aponta, também, para a formas de prevenir esse efeito colateral.
Tipos específicos de células imunológicas liberadas pela imunoterapia contra o câncer parecem causar miocardite, uma condição inflamatória que pode enfraquecer o coração. Essa reação imunológica no coração é diferente da resposta imunológica que ataca o câncer de uma pessoa, o que significa que as imunoterapias podem ser ajustadas para atacar mais diretamente os tumores sem prejudicar o coração.
Para o estudo, os pesquisadores coletaram sangue, tecido cardíaco e células cancerígenas de pessoas que desenvolveram miocardite enquanto recebiam imunoterapia contra o câncer. Eles descobriram que a imunoterapia promoveu o recrutamento e a retenção de células imunológicas no coração envolvidas na inflamação, e que os receptores imunológicos ativados no coração eram diferentes daqueles ativados para combater o câncer.
Além disso, o padrão de células imunes no sangue também indicou quais pessoas tinham maior probabilidade de desenvolver miocardite, o que significa que um exame de sangue poderia ser desenvolvido para sinalizar pacientes com maior risco de complicações cardíacas
Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-024-08105-5.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também