Notícias de saúde

Irritações em tatuagens podem indicar infecções sérias

11 de setembro de 2012 (Bibliomed). Quando surgem erupções na pele em uma nova tatuagem, muitas pessoas consideram como uma simples reação alérgica ou como uma parte normal do processo de cicatrização da pele. Contudo, artigo publicado no New England Journal of Medicine chama atenção para um fato que, muitas vezes, passa despercebido pelos olhos de leigos e profissionais: as infecções em tatuagens.

Os especialistas alertam que essas erupções podem ser causadas por uma bactéria frequentemente encontrada na água da torneira. O que chama a atenção, como explica Mary Gail Mercurio, coordenadora do estudo, é que o número de pacientes impactados tem se tornado cada dia maior.

Para o estudo, realizado na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, a Dra. Mercurio analisou 19 casos de tatuagens recém-feitas e infeccionadas. Exames mostraram que as tatuagens estavam infeccionadas pela bactéria Mycobacterium chelonae.

Rastreando a origem da infecção, os pesquisadores descobriram que um lote de uma tinta cinza, utilizada para dar aspecto tridimensional às tatuagens, estava contaminado. O lote foi retirado do mercado por iniciativa do próprio fabricante.

Quando é detectada, a infecção deve ser tratada com antibióticos, mas o tempo de recuperação depende de cada organismo. A Dra. Mercurio diz que as infecções associadas a tatuagens são mais comuns do que se imagina, e que quando o paciente não reage a tratamentos dermatológicos tópicos, deve-se considerar uma possível infecção.

Fonte: Diário da Saúde, 08 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários