Notícias de saúde

Bebês prematuros podem sofrer danos ao longo da vida

11 de agosto de 2025 (Bibliomed). Bebês prematuros podem enfrentar uma vida com perspectivas menores, tendo menos probabilidade de cursar o ensino superior ou conseguir um emprego bem remunerado, relataram pesquisadores do Hospital for Sick Children, no Canadá. Além disso, quanto mais cedo um bebê prematuro nasce, piores parecem ser suas perspectivas futuras.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde, educação e emprego de todos os nascidos vivos ocorridos no Canadá entre 1990 e 1996, um total de cerca de 2,4 milhões de pessoas. Os resultados mostraram que bebês nascidos antes de 37 semanas de gestação têm 17% menos probabilidade de ir para a faculdade, 16% menos probabilidade de se formar em uma faculdade e 2% menos probabilidade de conseguir um emprego. A renda média de adultos que nasceram prematuros é 6% menor do que a daqueles nascidos a termo.

Para indivíduos nascidos na gestação mais precoce, de 24 a 27 semanas, essas associações foram ainda mais fortes, com uma renda anual 17% menor e uma redução de 45% nas taxas de matrícula e graduação na universidade.

Para os pesquisadores, os formuladores de políticas e a sociedade como um todo devem reconhecer que o impacto socioeconômico do nascimento prematuro pode se estender até o início da idade adulta e que considerações sobre apoio contínuo podem ser vitais para garantir que essa população tenha oportunidades iguais de prosperar.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0311895.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários