Notícias de saúde

Mães que ingerem mais laticínios têm maior chance de ter gêmeos

02 de junho de 2006 (Bibliomed). Alimentar-se de leite e outros laticínios poderia aumentar a chance de uma mulher vir a ter bebês gêmeos. Isso é o que revela um novo estudo americano, que analisou mulheres vegetarianas.

A taxa de nascimentos de gêmeos nos Estados Unidos elevou-se em mais de 75% entre 1980 e 2003. Uma parte deste aumento pode ser explicada pelo uso de tratamentos de fertilidade, que elevaram o risco de nascimentos múltiplos. Mas isso não pode explicar todo o aumento das taxas, dizem pesquisadores.

Investigadores do Long Island Jewish Medical Center em New Hyde Park, Nova Iorque, realizaram uma comparação simples: eles reuniram registros dos nascimentos de mais de 1.000 mulheres vegetarianas, que não ingeriam nenhum produto animal.

O estudo foi publicado na Nature news de maio de 2006.

Com base nos dados, foi calculado que os vegetarianos tinham uma probabilidade cinco vezes menor de dar a luz a gêmeos, que mulheres não vegetarianas que ingerem laticínios.

Os autores sugerem que a diferença na taxa de gestações gemelares poderia estar na dieta, principalmente nos laticínios, levando à produção de uma proteína específica, capaz de aumentar a possibilidade de mais óvulos serem fertilizados.

Os autores do estudo chamam a atenção também para o fato de que, coincidentemente, houve um uso aumentado de hormônios de crescimento na alimentação das vacas produtoras de leite, o que poderia refletir tanto na ovulação quanto na fecundação.

Fonte: Nature news, Published online: 20 May 2006; doi:10.1038/news060515-19

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários