Notícias de saúde

Dieta Pobre em Gordura não Afeta Desenvolvimento Cerebral

CHICAGO (Reuters) - Deixar de alimentar crianças com comidas gordurosas que podem originar doenças cardíacas não impede o desenvolvimento cerebral, revelou um estudo finlandês publicado na última edição do Journal of the American Medical Association.

Os pesquisadores procuraram afastar as preocupações de que o desenvolvimento do sistema nervoso e cerebral pode ser atrasado por dieta com baixo nível de gordura. Essa preocupação baseia-se no dano cerebral irreversível frequentemente sofrido por crianças mal nutridas.

Em um estudo de cinco anos, as famílias de cerca de metade de um total de 500 crianças participantes foram aconselhados a dar aos filhos dietas com baixa gordura saturada e colesterol, enquanto o grupo de controle foi alimentado com uma dieta normal.

Conforme a autora do estudo, Leena Rask-Nissil, da Universidade de Turku na Finlândia, a comparação entre os grupos mostrou que o desenvolvimento neurológico das crianças no grupo de intervenção (baixa gordura) foi pelo menos tão bom quanto no grupo de controle.

Os testes verificaram habilidade para fala e linguagem, função motora e percepção e desenvolvimento motor visual. Testes feitos cinco anos depois também mostraram que as crianças tiveram níveis de colesterol entre 3 e 5 por cento menores que o grupo de controle alimentado com dietas normais.

Conforme Rask-Nissil, quanto mais cedo se identificar os níveis de colesterol, melhor.

"Uma redução permanente de 3 a 5 por cento na concentração de colesterol iniciada precocemente na infância pode influenciar consideravelmente a incidência de doenças coronárias na fase adulta sem efeitos adversos no desenvolvimento neurológico", escreveu a pesquisadora.

Traços de gordura foram encontrados nas artérias principais do coração durante autópsias pediátricas e as crianças podem desenvolver altos níveis de colesterol, que acabam sendo responsáveis por doenças cardíacas na fase adulta.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários