Notícias de saúde

Dieta pobre em carboidratos associada a maior mortalidade entre sobreviventes de um infarto

20 de novembro de 2014 (Bibliomed). O padrão alimentar saudável para um sobrevivente de infarto agudo do miocárdio (IAM) não é conhecido. Os benefícios específicos de longo prazo de uma dieta pobre em carboidratos são desconhecidos, seja de origem animal ou vegetal.

Em um recente estudo publicado na revista Journal of the American Heart Association foram incluídos 2.258 mulheres do Estudo de Saúde das Enfermeiras e 1.840 homens do estudo de Profissionais de saúde que tinham sobrevivido a um primeiro IAM durante o acompanhamento.

A adesão a uma dieta pobre em carboidratos de fontes animais de proteína e gordura foi associada com maior mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular. A adesão a uma dieta pobre em carboidratos de origem animal a partir do pré ao pós-IAM também foi associada com maior mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular. Um aumento na adesão a uma dieta pobre em carboidratos à base de vegetais não foi associada a menor mortalidade.

Concluiu-se que a maior adesão a uma dieta pobre em carboidratos contendo fontes animais de gordura e proteína foi associada com maior  mortalidade cardiovascular e também por todas as causas; além disso não houve um benefício para a saúde de uma maior adesão a uma dieta pobre em carboidratos global após o infarto.

Fonte: J Am Heart Assoc; 2014. doi: 10.1161/JAHA.114.001169.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários