Notícias de saúde

Dieta rica em proteínas é eficaz na redução do peso e do colesterol, diz estudo

08 de agosto de 2008 (Bibliomed). Uma alimentação rica em proteínas e pobre em carboidratos, como a dieta de Atkins, pode ser a melhor dieta para ajudar as pessoas a perder peso com saúde, segundo novo estudo publicado no “New England Journal of Medicine”.

A pesquisa, realizada por cientistas israelenses, americanos e alemães, avaliou 322 pessoas, comparando qual, de três dietas comumente prescritas, é a mais eficaz. A dieta de Atkins é pobre em carboidratos e rica em proteínas; a dieta mediterrânea é rica em frutas, verduras e frutos do mar, e pobre em carnes; e a terceira, restringe o consumo de gordura a 30% das calorias totais.

Segundo os pesquisadores, 85% dos participantes seguiram seu programa de dieta por dois anos, oferecendo boas evidências para a pesquisa, e um resultado surpreendente. A dieta com pouco carboidrato liderou a perda de peso, mas o mais interessante foi que os voluntários que consumiram essa dieta tiveram os melhores resultados nos níveis de colesterol do que os outros, apesar dela ter maior presença de gorduras do que as outras dietas.

Os resultados indicaram que a dieta mediterrânea também foi eficaz, e a de restrição de gorduras não teve efeitos tão positivos na redução do peso (3 kg, contra 4,5 kg das outras duas) e na melhora do colesterol.

Para os autores, os resultados não permitem dizer qual o padrão de alimentação é o melhor, sendo necessárias mais pesquisas para estudar o assunto. Eles destacam, porém, que a principal mensagem dessa pesquisa é que não se pode esperar por milagres de nenhuma dieta, e a melhor forma de manter-se saudável é comer menos e se exercitar mais.

Fonte: New England Journal of Medicine. 17 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários