Notícias de saúde

Estudo investiga principais causas de morte súbita em atletas jovens

12 de dezembro de 2005 (Bibliomed). A morte cardiovascular súbita em atletas jovens é um evento raro, mas sempre que se observa esta ocorrência, o grau de comoção é muito alto.

Este tipo de evento ocorre porque o exercício age como um desencadeador da falência cardíaca em indivíduos com doença cardiovascular. Mais de 90% destas mortes ocorrem durante ou imediatamente após uma sessão de treinamento ou competição.

Aproximadamente 80% das mortes súbitas não traumáticas em atletas com menos de 35 anos podem ser atribuídas às alterações cardiovasculares estruturais congênitas ou funcionais. Destas anomalias, a cardiomiopatia hipertrófica é a mais comum, sendo responsável por quase 50% dos casos. A segunda causa mais comum é uma variedade de malformações congênitas de artérias coronárias. A miocardite é outra doença que aumenta o risco de morte súbita, que pode ocorrer tanto na fase ativa como de cura da doença.

Um oportuno artigo abordando a questão foi publicado na última edição da revista especializada Clinical Pediatric Emergency Medicine e discute também estratégias de seleção e avaliação de problemas cardíacos em atletas.

Fonte: Clinical Pediatric Emergency Medicine, Volume 6, Issue 4 , December 2005, Pages 194-199

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários