Notícias de saúde

Ingestão de vitamina D e cálcio não protege contra câncer colorretal em mulheres

12 de Abril de 2005 (Bibliomed). Estudos experimentais e em animais sugerem que exista um papel protetor do cálcio e vitamina D no desenvolvimento de câncer colorretal. Porém, os dados epidemiológicos até o momento foram inconclusivos. Pesquisadores da Universidade de Harvard avaliaram a ingestão de cálcio e vitamina D em relação ao risco de câncer colorretal em um grupo grande do sexo feminino do chamado US Women's Health Study. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista American Journal of Epidemiology de abril de 2005.

Em 1993, 39.876 mulheres com idade de 45 anos e livres de doença cardiovascular e de câncer foram incluídas no estudo. Durante um tempo de seguimento médio de 10 anos, 223 de 36.976 mulheres elegíveis para o presente estudo desenvolveram câncer colorretal. A ingestão de cálcio e vitamina D na dieta e de suplementos alimentares foi avaliada através de um questionário.

Os investigadores concluíram que a ingestão de ambos os nutrientes à partir de tipos específicos de fontes, inclusive dieta e suplementos, não foram significativamente associadas com risco de ocorrência de câncer colorretal.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2005 161(8):755-764

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários