Notícias de saúde

Alimentos ricos em cálcio, como laticínios, podem reduzir risco de câncer digestivo

05 de março de 2009 (Bibliomed). Um estudo recente publicado no Archives of Internal Medicine indica que a ingestão de cálcio está associada a um menor risco de câncer, principalmente de tumores no cólon e no reto. De acordo com os pesquisadores, tanto o consumo de laticínios quanto a ingestão total de cálcio, incluindo suplementos, estariam ligados à redução do risco de desenvolver cânceres digestivos.

Avaliando dados de um registro dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, os pesquisadores identificaram quase 37 mil casos de câncer entre os homens e 16,6 mil entre as mulheres em sete anos de acompanhamento.

A análise da ingestão de laticínios e de cálcio total (dieta+suplementação) através de questionários de frequência alimentar indicou que o consumo de aproximadamente 1300 mg de cálcio por dia estava associado a uma redução no risco de câncer total entre mulheres. E não havia esse efeito nos homens.

Em relação ao risco de câncer no sistema digestivo, os resultados indicaram que tanto os homens quanto as mulheres se beneficiariam da ingestão de derivados do leite e de cálcio total. Homens com maior consumo de cálcio tinham uma redução de 16% no risco, comparados com aqueles de menor consumo; e, entre as mulheres, essa redução seria de 23%. E os efeitos eram ainda mais fortes para o câncer colorretal.

“Hipóteses tem sido levantadas de que a ingestão de laticínios e cálcio cumpre um papel que difere entre os vários tipos de câncer”, escreveram os autores. “Nosso estudo sugere que a ingestão de cálcio está associada com um menor risco de câncer total e cânceres do sistema digestivo, especialmente câncer colorretal”, concluíram.

Fonte: Archives of Internal Medicine. 23 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários