Notícias de saúde

Papa João Paulo II morre por infecção generalizada

04 de Abril de 2005 (Bibliomed). O Papa João Paulo II morreu neste último sábado à noite, em decorrência de uma infecção das vias urinárias, que se transformou em uma infecção generalizada. Ele tinha 84 anos.

O Papa havia desenvolvido uma infecção de vias urinárias e febre alta nas últimas horas de vida. O quadro progrediu, apesar do tratamento antibiótico, levando a uma queda na pressão arterial e insuficiência renal, com a infecção atingindo a corrente sangüínea (o que se chama sepse). Com esta condição os órgãos do corpo, inclusive os rins, fígado, pulmões, coração e cérebro, passaram a não receber uma quantidade adequada de sangue, o que pode fazer com que não funcionem corretamente.

Notícias sobre o estado de saúde do Papa se deteriorando surgiram primeiramente em fevereiro, quando uma infecção respiratória levou a dificuldades para respirar, obrigando os médicos a realizarem uma traqueostomia (cirurgia na qual uma pequena abertura é feita no pescoço atingindo a traquéia, para permitir a passagem do ar) . O Papa também era portador da doença de Parkinson, que pode ter contribuído para seus problemas de saúde nos últimos meses. Pessoas com a doença de Parkinson têm problemas de esvaziamento da bexiga, o que aumenta o risco de uma infecção das vias urinárias.

A morte do Papa João Paulo II deixa enlutados milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente os católicos.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários