Notícias de saúde

Cafeína contribui para o aparecimento de resistência à insulina

29 de Junho de 2004 (Bibliomed).  Um novo estudo publicado na semana passada na revista American Journal of Clinical Nutrition testou os efeitos da ingestão de cafeína sobre a relação entre a insulina e a glicose em pacientes obesos antes e após intervenção nutricional e com exercícios físicos.

No estudo, avaliaram-se nove homens obesos sedentários que se abstiveram da ingestão de cafeína por 48h e realizaram a seguir testes de tolerância oral à glicose. Os mesmos foram divididos em dois grupos, que receberam 5mg/Kg de cafeína ou de placebo.

Após 12 semanas com intervenção dietética, exercícios físicos e dieta pobre em cafeína os testes de tolerância oral foram repetidos. A intervenção levou à redução do peso corporal, da porcentagem de gordura corporal, da glicemia e da insulina, ocorrendo elevação no Índice de Sensibilidade à Insulina (ISI) do grupo placebo.

O estudo demonstrou que o exercício e a melhoria nos hábitos nutricionais melhorou a relação da insulina e glicose, enquanto  o consumo da cafeína piora esse balanço. Esse estudo corrobora os achados prévios de que a cafeína contribui para a resistência à insulina.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition Volume 80, Number 1, Page 22-28 - July, 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários