Notícias de saúde

Diabetes tipo 2 ameaça crianças obesas

Belo Horizonte, 04 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). O diabetes do tipo 2, doença comum apenas em adultos, já é uma ameaça às crianças obesas. Um levantamento feito pelo Ambulatório de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo constatou que das 49 crianças atendidas periodicamente pela instituição, 42 apresentam os primeiros sintomas que revelam o desenvolvimento da doença.

O quadro preocupa os especialistas, que temem um crescimento no número de doentes jovens e na ocorrência de outros problemas relacionados ao diabetes.

O principal sintoma identificado nas crianças foi à resistência à insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e usado no “transporte” da glicose para as células. A obesidade dificulta esse funcionamento do pâncreas e a eficácia da ação da insulina.

O coordenador do Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do HC, Alfredo Halpern, acredita que, apesar dos casos de diabetes do tipo 2 serem incomuns entre as crianças, a tendência é de que o aumento da obesidade na infância contribua para o crescimento da doença nas faixas etárias mais jovens. Nos Estados Unidos, cerca de 15% das crianças obesas desenvolveram o diabetes do tipo 2.

A obesidade também exerce influência sobre o aparecimento de problemas cardiovasculares. Um estudo feito em São Paulo revelou que cerca da metade das crianças acima do peso apresenta taxas alteradas de colesterol. Outro levantamento constatou que o excesso de peso não é uma característica apenas das crianças de poder aquisitivo mais alto. O problema já afeta até mesmo as crianças de classes sociais mais baixas.

Os especialistas alertam que o principal fator para o descontrole do peso das crianças é a alimentação inadequada. Atualmente, o consumo das gorduras cresceu, enquanto a ingestão de carboidratos – que devem ser a base das refeições – diminuiu. Os médicos recomendam que o brasileiro volte a preferir o cardápio de arroz, feijão, bife e salada, deixando de lado os pratos gordurosos, que trazem diversos prejuízos à saúde.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários