Notícias de saúde

Dieta mediterrânea pode reduzir as chances de diabetes em mulheres

13 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Mulheres com sobrepeso que seguem uma dieta mediterrânea podem reduzir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 em 30%, em comparação com mulheres que não o fazem, sugere um novo estudo conduzido por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores coletaram dados sobre mais de 25.000 participantes no U.S. Women's Health Study, que acompanhou profissionais de saúde por mais de 20 anos. Durante esse tempo, mais de 2.300 dessas mulheres desenvolveram diabetes tipo 2.

Aquelas que consumiram mais de uma dieta de estilo mediterrâneo no início do estudo desenvolveram diabetes em taxas 30% menores do que as mulheres que comeram uma dieta menos mediterrânea. Mas apenas mulheres com sobrepeso ou obesas mostraram essa redução de risco.

A equipe de pesquisa mediu uma gama de marcadores, incluindo colesterol, lipoproteínas - moléculas que embalam e transportam gorduras e proteínas - e resistência à insulina. Os marcadores ligados à resistência à insulina foram os que mais contribuíram para reduzir o risco, seguidos pelos marcadores de índice de massa corporal, lipoproteína de alta densidade e inflamação.

A dieta mediterrânea é rica em azeite, frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes. Anteriormente, ela foi associada a um risco reduzido de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e outras condições. Por ser mais rica em fibras do que a dieta ocidental padrão, ela faz com que os marcadores de resistência à insulina sejam mais baixos nas pessoas que seguem essa dieta.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.25466.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários