Notícias de saúde

Estudo Confirma Fatores Fundamentais na Diabete Precoce

03 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores que estudaram os índios pima um grupo com uma das mais altas taxas mundiais de obesidade e diabete confirmaram a existência de dois fatores fundamentais nos estágios iniciais da doença.

Os fatores são a resistência e a disfunção secretora de insulina, conforme artigo publicado na edição de janeiro do Diabetes Care.

A resistência à insulina é a incapacidade de o corpo responder à substância, hormônio que ajuda a transportar o açúcar do sangue para dentro das células. Já a disfunção secretora de insulina ocorre quando a síntese do hormônio não corresponde à necessidade do corpo.

A equipe de Christine Weyer, da Seção de Nutrição e Diabete Clínica do National Institute of Health, em Phoenix (Arizona), avaliou os dois fatores em um grupo de 254 índios pima.

Os pesquisadores acompanharam os pacientes por cerca de nove anos e verificaram que tanto a resistência à insulina quanto a disfunção secretora são capazes de indicar os que podem ter uma queda na tolerância à glicose, capacidade de processar o açúcar. A resistência à glicose é uma característica da diabete de tipo 2.

Weyer disse à Reuters Health que esses fatores são reconhecidos há muito tempo, mas que "a importância relativa dos dois fenômenos nos diferentes estágios da doença vem sendo debatida há décadas".

A especialista explicou que evidências apontaram para a resistência à insulina como "a anomalia primária" que desencadeia a diabete, tornando os problemas na síntese de insulina importantes "apenas em estágios posteriores". Por outro lado, há quem sustente que os problemas na secreção de insulina são um fator precoce importante.

A equipe de Weyer concluiu que tanto a resistência quanto a disfunção secretora de insulina "perecem contribuir desde os estágios iniciais da doença até o desenvolvimento da doença", informou a especialista.

As conclusões do trabalho podem ser fundamentais na identificação de uma maneira efetiva de prevenir a diabete e "estratégias dirigidas a evitar a doença podem ser mais eficazes quando os dois problemas forem atacados", acrescentou a pesquisadora.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários