Notícias de saúde

Risco cardiovascular está alterado entre pré-escolares com sobrepeso

3 de dezembro de 2014 (Bibliomed). Um recente estudo publicado na revista JAMA Pediatrics foi realizado para avaliar se a resistência à insulina e alterações metabólicas são detectáveis ​​no início da obesidade, e para desvendar a interação entre a gordura, resistência à insulina e outras anomalias.

O estudo avaliou o aparecimento da obesidade em crianças pré-escolares e a prevalência de anormalidades metabólicas, incluindo a hipertensão, dislipidemia, metabolismo de carboidratos alterado, e doença hepática gordurosa não alcoólica. Prontuários clínicos de 5.729 crianças foram revistos; 597 crianças manifestam novos casos de sobrepeso ou obesidade.

Entre estas 597 crianças, 86 (39,3%) tiveram pelo menos uma anormalidade metabólica. A hipertensão foi diagnosticada em 29 pacientes (13,2%), dislipidemia em 55 pacientes (25,1%), nível de glicemia de jejum alterada em 7 pacientes (3,2%), intolerância à glicose em 6 pacientes (2,7%). Doença hepática gordurosa não alcoólica foi diagnosticada em 68 pacientes (31,1%).

Os autores concluíram que os fatores de risco cardiometabólico são detectáveis ​​em pré-escolares no início do excesso de peso ou obesidade, apesar da exposição a curto prazo ao excesso de peso. Esses resultados sugerem a necessidade de triagem de anormalidades cardiometabólicas em uma idade mais precoce do que agora é recomendado.

Fonte: JAMA Pediatr. 2014;168(10):917-924.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários