Notícias de saúde
03 de setembro de 2025 (Bibliomed). É comum que crianças se recuperando de uma concussão tenham sono ruim, com até 34% relatando sono excessivo, perda de sono ou dificuldade para dormir. No entanto, um estudo realizado no Nationwide Children's Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que limitar os cochilos durante o dia e dormir cerca de sete horas por noite na primeira semana após uma concussão parece acelerar a recuperação.
Os pesquisadores descobriram que dormir sete horas por noite dobrou as chances de uma criança se recuperar rapidamente durante a primeira semana após uma concussão. Por outro lado, cada hora passada cochilando durante o dia diminuiu em 12% a probabilidade de os sintomas de concussão diminuírem na primeira semana.
Para o estudo, os pesquisadores monitoraram os padrões de sono de 78 jovens de 11 a 17 anos que sofreram uma concussão. A idade média das crianças era de 14 anos. Eles usaram dispositivos vestíveis para coletar dados sobre a quantidade e a qualidade do sono das crianças na primeira semana após uma concussão.
Os resultados mostram que, em comparação com crianças que dormiam menos de cinco horas por dia, aquelas que dormiam de cinco a oito horas por dia apresentaram resolução mais rápida dos sintomas de concussão. Além disso, a quantidade ideal de sono para recuperação de concussão era de sete horas por noite. Os resultados também indicam que os pais podem desempenhar um papel crucial na recuperação dos filhos de uma concussão, monitorando seu sono e incentivando uma boa higiene do sono.
Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2024-109058.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também