Notícias de saúde

Discutidos os benefícios e os riscos da terapia de reposição hormonal (TRH)

20 de Novembro de 2003 (Bibliomed). Há mais de 50 anos, tem-se tentado repor os níveis de hormônios em declínio nas mulheres após a menopausa. Atualmente, cerca de 38% das americanas fazem TRH após a menopausa.

A terapia, que reduz os sintomas da menopausa, além de proteger as mulheres contra uma série de doenças comuns após esse período, tem sido intensamente discutida, em especial após a publicação de diversos estudos que associaram a TRH a riscos aumentados para vários eventos mórbidos, como tromboses e cânceres. Publicado no último número do Current Opinion in Endocrinology & Diabetes, artigo de Monica P. Ramirez e Susan Haas discute os prós e os contras da terapia.

No momento, a maioria dos médicos concorda que os benefícios de terapia de reposição hormonal incluem a incidência diminuída de fraturas por osteoporose e de câncer colorretal. Os riscos incluem doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, eventos tromboembólicos, deterioração cognitiva, demência, colecistite e risco aumentado de câncer de mama. Apesar dos riscos associados com a TRH, esta deveria ser considerada ainda a melhor opção de tratamento para a terapia a curto prazo dos sintomas da menopausa.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários