Notícias de saúde

Um Milhão de Mulheres Participam de Estudo de Saúde

Elas são voluntárias em um estudo que pretende descobrir os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal Mais de um milhão de mulheres britânicas vão participar do maior estudo sobre saúde já realizado. O objetivo do estudo é estabelecer os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal (TRH).

Em toda a Grã Bretanha, uma em cada quatro mulheres entre os 50 anos e 64 anos vai participar do estudo, todas como voluntárias. Setenta mil destas voluntárias já tiveram câncer de mama.

A coordenadora do estudo Valerie Beral se diz surpresa pela participação de tantas mulheres, mas ela admite que todos estão ansiosos em descobrir os efeitos da TRH. “As mulheres desta idade têm muitas preocupações com sua saúde, por isso estão dispostas a participar como voluntárias”, disse ela. “Este é o maior estudo já feito no mundo. Dentro de um ano, poderemos dar todas as respostas que o público precisa”.

Uma em cada três mulheres britânicas com mais de 50 anos está se submetendo à TRH, mas os médicos não sabem quais são os riscos a longo prazo.

Outros estudos feitos em 21 países indicam que o risco de câncer da mama aumenta em mulheres que fazem a TRH, mas os especialistas acham que o pequeno aumento é compensado pela diminuição das doenças do coração. A terapia também pode ajudar contra a osteoporose.

Existem várias teorias sobre como a TRH funciona. Uma delas diz que ela retarda a menopausa e com isso diminui os riscos de câncer. Outra teoria acha que a TRH modifica o tecido da mama, o que ajuda nos testes de detecção.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários