Notícias de saúde

Maconha pode ajudar pacientes com esclerose múltipla

10 de Novembro de 2003 (Bibliomed). Um comprimido de maconha (canabis) parece aliviar alguns dos sintomas da esclerose múltipla. Isso é o que revela um novo estudo sobre esta droga, publicado na última sexta-feira na revista médica The Lancet.

A esclerose múltipla é uma doença crônica e progressivamente incapacitante, de origem inflamatória e degenerativa do sistema nervoso central. A doença leva a uma série de sintomas, principalmente rigidez e espasmos musculares, dor, tremuras, fadiga, depressão e problemas de bexiga. É uma doença difícil de ser estudada por ser imprevisível e ter sintomas difíceis de serem mensurados. Os tratamentos convencionais não oferecem alívio adequado, levando os pacientes a procurar soluções alternativas como a canabis e os seus principais componentes ativos, os canabinóides.

Os autores do estudo compararam 633 pacientes britânicos. Um terço deles recebeu uma cápsula com óleo de canabis, outro terço um comprimido contendo uma versão sintética de um canabinóide conhecido como tetrahidrocanabinol, ou THC, e o restante um placebo.

Os resultados da investigação, depois de 15 dias de tratamento, indicaram que 57 por cento dos que tomaram extrato de canabis disseram ter sentido alívio das dores, assim como 50 por cento no caso do THC e 37 por cento no caso do placebo.

Quanto à rigidez muscular, afirmaram terem sentido melhora 61 por cento do primeiro grupo, 60 por cento do segundo e 46 por cento do terceiro. Não foram, no entanto, detectadas quaisquer diferenças com um teste objetivo em relação à rigidez muscular.

Os resultados conflitantes (entre as melhoras notadas pelos pacientes e o fato de que os resultados não foram comprovados nos testes feitos) tornam difícil a interpretação final dos resultados. Os pesquisadores acreditam que mais estudos serão necessários antes de chegar-se a uma conclusão definitiva.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários