Notícias de saúde

Adolescentes precisam de ajuda para se livrar da enurese noturna

07 de Março de 2003 (Bibliomed). Fazer xixi na cama nem sempre é coisa de criança. Muitos adolescentes sofrem com a enurese noturna, problema que pode acabar comprometendo sua sociabilização. Pensando nisso, a docente e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, criou o Projeto Enurese, programa de tratamento que atende jovens dos seis aos 19 anos.

O atendimento dos adolescentes é feito semanalmente. Os jovens têm oportunidade de falar abertamente sobre o problema em reuniões de grupo. “O jovem que tem a enurese noturna não pode comentar com os amigos por medo de brincadeiras. No grupo, ele encontra outros com o mesmo problema e fala sobre o assunto com muita facilidade”, explica o psicólogo Noel Costa, responsável pelo atendimento em grupo.

Os pais também participam de reuniões em grupo, onde descobrem quanto influenciam no problema do filho e como podem colaborar para a solução. “A enurese é um problema intimamente ligado às contingências familiares. Falando com os pais, procuramos identificar o quanto a relação deles com os filhos influi na manutenção do problema”, explicou Costa.

Além do atendimento no consultório, o Projeto Enurese utiliza um aparelho que, através de sensores, funciona como um alarme, alertando a criança quando ela urina durante a noite. “Com esse sistema, o paciente se condiciona e aumenta aos poucos seu controle. O fato de ser despertado com o alarme gera um incômodo, o que é mais um estímulo para o corpo controlar a vontade de urinar durante o sono”, explicou.

O psicólogo explica que em alguns casos a enurese noturna tem causas clínicas e o problema necessita de atendimento médico, mas em vários casos os portadores de enurese não possuem nenhum problema no sistema urinário, e a solução vem da psicologia.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários