Notícias de saúde

Crianças não devem usar medicamentos para emagrecer

23 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Medicamentos para perder peso, como Ozempic e Wegovy, estão ganhando popularidade, mas isso não significa que sejam bons para todos. Os agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1RA) podem ser perigosos para as crianças, alertaram pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O tratamento da obesidade infantil e do diabetes tipo 2 com esses medicamentos injetáveis pode ter consequências indesejadas e adversas em pacientes pediátricos, afirmou a equipe de médicos, cientistas do exercício, acadêmicos farmacêuticos, especialistas em ética e especialistas comportamentais em seus comentários.

Embora a nova classe de medicamentos possa beneficiar crianças com obesidade mórbida e diabetes tipo 2 – um problema agravado pelas paralisações relacionadas com a pandemia de Covid – os autores suspeitam que o uso excessivo e o abuso entre os jovens são inevitáveis.

Os pesquisadores explicam que ao contrário dos adultos, as crianças e os adolescentes precisam de energia e calorias suficientes não só para a atividade física, mas para o crescimento e desenvolvimento. O equilíbrio entre uma dieta adequada e o movimento influencia o crescimento e a saúde da criança ao longo da vida, e qualquer alteração no equilíbrio pode ter consequências negativas para a saúde muito mais tarde na vida.

Dieta ideal e exercícios, por exemplo, ajudam a construir ossos durante a infância, por exemplo. Isso diminui o risco de osteoporose e fraturas ósseas mais tarde na vida. Há também o potencial de abuso de medicamentos por crianças e adolescentes com transtornos alimentares e por aqueles envolvidos em esportes competitivos como luta livre, artes marciais, ginástica e balé.

Fonte: Journal of Clinical and Translational Science. DOI: 10.1017/cts.2023.612.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários