Notícias de saúde

Gays jovens são alvo de campanha de verão para prevenção de DST e Aids

02 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Dados do Ministério da Saúde mostram que houve um acréscimo de 8,7% ao ano de casos de infecção pelo HIV entre gays com idade entre 15 e 24 anos. Esse número preocupa, principalmente quando comparado com outras faixas etárias – o aumento foi de 3,4% ao ano entre 25 e 34 anos, e de 3,1% ao ano entre 35 e 44 anos. Diante disso, o Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual resolveu lançar uma campanha direcionada aos gays jovens. É a primeira vez no Brasil que uma organização da sociedade civil cria uma campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e à Aids dirigida especialmente a esse público.

Com o financiamento do Ministério da Saúde e da Unesco, foram produzidos 20 mil folderes, mil cartazes e 5 mil cartões postais, além da distribuição de preservativos e sachês de gel lubrificante. Todas as peças gráficas foram produzidas a partir das necessidades apontadas pelos usuários dos serviços do Grupo Arco-Íris. Alguns destes usuários serviram de modelo para ilustrar as peças que trazem informações claras e objetivas sobre saúde sexual e direitos humanos.

O material da campanha “Não dê mole. Use sempre Camisinha” está sendo distribuído em lugares de freqüência homossexual no Rio de Janeiro e faz parte das atividades de verão do projeto de prevenção para homens que fazem sexo com homens. Dentro das atividades da campanha, saunas e boates gays viraram palco para três esquetes teatrais que tratavam de questões vividas rotineiramente pelos homossexuais e situações sobre a negociação e uso de preservativos. Uma segunda etapa da campanha será lançada no Carnaval de 2003. O Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual funciona de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, na Rua Mundo Novo, 62 – Botafogo, Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2552-5995 ou do e-mail arco-iris@arco-iris.org.br.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários