Notícias de saúde

Medicamentos de uso continuado podem ter preços reduzidos

19 de Novembro de 2002 (Bibliomed). No mesmo dia em que os consumidores eram surpreendidos com um reajuste médio de 8,63% nos preços dos remédios, o Senado aprovou uma Medida Provisória que pode levar os fabricantes a reduzirem o preço de medicamentos utilizados no tratamento de patologias crônicas e degenerativas, medicamentos de uso continuado e outros que exibam características relevantes nas aquisições do Sistema Único de Saúde (SUS).

A MP nº 41, de 2002, aprovada no último dia 11, muda a incidência da contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) nas operações de venda de determinados produtos, inclusive desses medicamentos. A MP amplia a relação dos produtos industrializados ou importados que podem ser beneficiados pelo sistema de crédito presumido, isto é, o ressarcimento dos valores do PIS e Cofins incidentes sobre eles.

O senador Ney Suassuana (PMDB-PB), relator da matéria no Senado, defendeu emenda excluindo da classificação prevista na MP os produtos de diagnóstico in vitro, ou seja, os medicamentos utilizados apenas para testes em laboratório. Como a mudança do texto faria com que a matéria retornasse à deliberação da Câmara, ele concordou em retirar a emenda após o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), líder da oposição no Senado, assegurar que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva editará nova MP fazendo o reparo sugerido. A MP agora vai a promulgação.

Os preços dos remédios são controlados desde 2000. O último aumento tinha sido autorizado em janeiro deste ano e ficou entre 4,5 e 5,83%. Já o aumento autorizado na última semana pode chegar a 9,92%, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse reajuste extraordinário aconteceu para compensar a defasagem provocada pela desvalorização do real em relação ao dólar, apesar de os preços dos medicamentos estarem congelados até 31 de dezembro, por medida provisória.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários