Notícias de saúde

Executivos brasileiros têm baixa qualidade de vida

18 de Julho de 2002 (Bibliomed). O executivo brasileiro ocupa o segundo lugar entre os mais estressados do mundo, atrás apenas dos japoneses. Os resultados de uma pesquisa realizada com 200 executivos mineiros, com idade entre 35 e 72 anos, sendo 95% homens e 5% mulheres, são preocupantes. A pesquisa revelou que 80% dos entrevistados têm alimentação inadequada, 65% têm vida sedentária, 50% fazem uso regular de bebida alcoólica, 40% são fumantes, 26% sofrem de insônia e de colesterol elevado, 25% se automedicam e 30% são obesos. O estilo de vida competitivo e obsessivo por resultados afeta 70% dos entrevistados.

Diante dos resultados, o cardiologista Dáphnes Santos Júnior, coordenador da pesquisa, alertou para a necessidade de se praticar regularmente uma atividade física e para os riscos de se ter uma alimentação desequilibrada e um estilo de vida competitivo, que podem resultar em infarto, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, insônia, distúrbio do sono, ansiedade, depressão ou estresse crônico. Nos dias de hoje, a alimentação é vista também como um recurso para prevenir doenças crônicas, ressaltou o médico.

As fibras, por exemplo, ajudam a reduzir o colesterol absorvido pelo organismo e diminuem o risco de câncer, principalmente no estômago e no intestino grosso. No entanto, 60% dos executivos entrevistados não têm o hábito de assentar à mesa pela manhã e passam o dia sem comer nada ou preferem os salgados fritos e os pães de queijo às frutas nos intervalos. O levantamento foi realizado entre novembro de 2001 e maio de 2002, pela BH Check-Up Médico, clínica especializada em medicina preventiva.

No caminho inverso, algumas empresas já começam a valorizar o profissional que se preocupa com a saúde física, mental e emocional. Nessa hora, pessoas que não fumam, que não têm uma vida sedentária e que não são obesas podem ganhar pontos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários