Notícias de saúde

Sono inadequado aumenta risco de doença periodontal

04 de junho de 2019 (Bibliomed). O sono inadequado aumenta os marcadores inflamatórios e pró-inflamatórios, dentre muitas outras influências negativas. Devido ao seu potencial para influenciar a inflamação e o estresse oxidativo, que são os principais mecanismos de doença realmente reconhecidos nos danos periodontais, a má qualidade do sono poderia ser um fator para a periodontite e a qualidade de vida. Nesse contexto, o objetivo de um novo estudo foi o de investigar a associação do grau de periodontite, relacionando-o com a qualidade do sono. Investigar o efeito da periodontite na qualidade de vida foi um objetivo adicional do estudo.

Os pesquisadores estudaram 99 indivíduos com idade média ao redor dos 30 anos, para avaliar a relação entre grau de periodontite e qualidade do sono e também para analisar a consequência da periodontite na qualidade de vida. Para tal, foi feito uso de um questionário, sendo posteriormente realizada a sua análise estatística.

Os investigadores concluíram que existe uma associação de estágio de periodontite com baixa duração do sono, baixa qualidade de sono e baixa qualidade de vida relacionada à saúde bucal.

Fonte: Journal of Periodontology. Karaaslan F, et al.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários