Notícias de saúde

Caminhoneiros serão agentes de combate à dengue

04 de Julho de 2002 (Bibliomed). A luta pelo combate ao mosquito da dengue agora ganha um novo aliado – os caminhoneiros. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) já está organizando cursos para preparar o segmento.

No início da semana, 240 médicos e dentistas que prestam atendimento aos caminhoneiros participaram de uma teleconferência sobre formas de prevenção da doença.

Os médicos foram preparados para capacitar os caminhoneiros. Esses, por sua vez, serão responsáveis por repassar as informações, conscientizando a população das cidades por onde passam sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 40 mil empresas de transporte que congregam nada menos de 4,5 milhões desses trabalhadores. A idéia é aproveitar o papel de liderança que muitos desses caminhoneiros exercem, principalmente, em cidades pequenas, para levar informações e mobilizar a comunidade contra a dengue.

Os médicos que participam do projeto também serão multiplicadores junto aos demais profissionais de saúde que atendem os caminhoneiros nos Centros Assistenciais e Profissionais Integrados dos Trabalhadores em Transporte nas Estradas (CAPIT) e nos Postos de Atendimento dos Trabalhadores em Transporte nas Estradas (PATE), espalhados pelas principais rodovias e cidades do País.

Os caminhoneiros serão orientados sobre a situação da dengue no País, sobre formas de prevenção da doença em residências, empresas e estradas e também sobre como um voluntário deve agir para mobilizar e conscientizar a sociedade.

A Funasa estima que cerca de 25 mil caminhoneiros em todo o País serão capacitados para atuar no combate à dengue a partir de agosto. Eles receberão certificados de voluntários e kits contendo camisetas, bonés, folderes, cartazes, etc.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários