Notícias de saúde

Governo lança plano para controlar a dengue no país

29 de Julho de 2002 (Bibliomed). Preocupado com a possibilidade de uma nova epidemia de dengue no país, o Ministério da Saúde lançou, no último dia 24, o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

O governo Federal disponibilizará R$ 903 milhões e os Estados e Municípios entrarão com R$ 131,1 milhões, que serão usados em campanha publicitária, aquisição de equipamentos, contratação e treinamento de pessoal e ações de saneamento.

O objetivo é reduzir a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti nos 3.529 municípios brasileiros que registram a presença do mosquito transmissor da dengue; reduzir em 50% o número de casos em 2003, em relação a 2002; e a menos de 1% os óbitos por dengue hemorrágica.

O Ministério da Saúde treinará cerca de 166 mil agentes comunitários de saúde, 18,1 mil profissionais de enfermagem, 700 médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), 6,3 mil supervisores, 26 mil agentes de controle de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e 150 técnicos das secretarias estaduais de Saúde e das coordenações regionais da Funasa.

Como o envolvimento da população é crucial para eliminar os focos do mosquito, o Ministério da Saúde investirá em ações de mobilização social para produzir mudanças no comportamento da população.

A primeira medida será a criação do Comitê Nacional de Mobilização contra a Dengue e do Comitê Nacional de Acompanhamento e Assessoramento das Ações Contra a Dengue, que serão compostos por representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), universidades, instituições de pesquisa e das sociedades de especialistas. A Funasa também estimulará a criação de comitês estaduais e municipais de combate à doença.

Também já foi criado um “Dia D” nacional de combate à dengue, que será realizado anualmente, sempre no penúltimo sábado de novembro, que neste ano será no dia 23. Campanhas publicitárias serão veiculadas permanentemente para alertar a população sobre os riscos e os cuidados. Os Agentes Comunitários de Saúde e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) também orientarão as famílias sobre as formas de prevenção da dengue, a eliminação dos criadouros e como proceder se surgirem sintomas da doença.

Para garantir a ação dos agentes, será elaborado um texto reunindo toda a legislação que respalda o acesso nas dependências de imóveis abandonados, fechados ou àqueles cujos proprietários ofereçam resistência.

O Ministério da Saúde também estimulará ações de saneamento ambiental e distribuirá tampas e capas protetoras para caixas d’água. A Funasa repassará aos municípios com mais de 100 mil imóveis equipamentos específicos para triturar e picar pneus.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários