Notícias de saúde

Idosos que moram sozinhos vivem felizes

29 de Abril de 2002 (Bibliomed). Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que os idosos podem viver – e muito bem – mesmo morando sozinhos. Os pesquisadores acompanharam um grupo de pessoas na terceira idade que reside em um bairro de classe média de São Paulo. Ao contrário do que a maior parte das pessoas imagina, o idoso pode viver feliz sem morar na companhia dos familiares. A sensação de independência leva muitos idosos a preferir não morar com parentes. O comportamento é freqüente, no entanto, entre as pessoas que estão na terceira idade e que têm recursos materiais e apoio.

A pesquisa, realizada pelo setor de Geriatria da Unifesp, acompanhou 44 idosos que moravam sozinhos há mais de dez anos. Os pesquisados tinham idades que variavam entre 72 e 94 anos. A maior parte dos entrevistados – cerca de 97% – afirmaram que preferem morar sozinhos a voltar a dividir a moradia com outros familiares. Além da sensação de independência, os idosos se sentem incentivados a continuar sozinhos para não incomodar parentes. Quase 85% dos idosos pesquisados eram viúvos. Mais de 80% do grupo era formado por mulheres.

Ao morar sozinhos, os idosos mantêm sua autonomia e capacidade funcional por mais tempo. Os dados da pesquisa mostram que não ter uma companhia foi uma opção dos pesquisados, que preferiram o afastamento, apesar do apoio familiar. A pesquisadora Sônia Geib, autora de uma tese de mestrado baseada no trabalho, explica que muitos entrevistados tinham condições de realizar diversas tarefas diárias. O mesmo quadro não é encontrado entre os idosos que moram com as famílias, perdendo a privacidade, a independência e, conseqüentemente, a autonomia. Dividir a moradia com os parentes pode significar dependência e facilitar a ocorrência de conflitos.

A pesquisa da Unifesp faz parte do Projeto Epidoso, coordenado pelo Centro de Estudos do Envelhecimento. Desde 1991, o projeto multidisciplinar acompanha os idosos da Vila Clementino. Inicialmente, mais de 1.600 pessoas participavam dos trabalhos. Hoje, levando-se em conta as desistências e mortes, 300 idosos contribuem com as pesquisas da Unifesp. A universidade verifica a mudança no perfil da população e suas necessidades. Segundo os especialistas da Unifesp, o envelhecimento da população brasileira exige alterações na estrutura social, de forma a criar condições para que o idoso tenha como viver adequadamente, principalmente quando opta por viver sozinho.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários