Notícias de saúde

Ter um animal de estimação pode diminuir a taxa de declínio cognitivo

28 de março de 2024 (Bibliomed). Com o maior número de pessoas envelhecendo, os especialistas esperam um aumento nos casos de declínio cognitivo. Estudos anteriores indicam que a solidão aumenta as chances de o idoso desenvolver declínio cognitivo e até mesmo demência. Agora, um estudo realizado na Universidade Sun Yat-sen, na China, mostrou que ter um animal de estimação pode diminuir a taxa de declínio cognitivo entre os idosos que vivem sozinhos.

Os pesquisadores usaram dados do English Longitudinal Study of Aging, uma amostra contínua representativa a nível nacional de adultos residentes na comunidade com 50 anos ou mais no Reino Unido.

Foram avaliadas a memória verbal e a fluência verbal, além da cognição verbal composta que foi posteriormente calculada. Dos 7.945 participantes incluídos no estudo, aqueles que tinham animais de estimação apresentaram taxas mais lentas de declínio na cognição verbal composta, na memória verbal e na fluência verbal. Os benefícios são especialmente maiores para os idosos que moram sozinho.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.49241.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários