Notícias de saúde

Autoridades sanitárias e laboratórios tentam identificar a causa do surto de diarréia no litoral do Paraná

Belo Horizonte, 04 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). Sobe para 650 o número de notificações de casos de diarréia no litoral do Paraná. Médicos sanitaristas tentam identificar a causa do surto. O município mais afetado é Antonina. As pessoas acometidas pela diarréia necessitam de acompanhamento hospitalar para garantir a administração adequada de soro, com objetivo de evitar a desidratação.

Os primeiros casos foram registrados em 29 de novembro de 2001. Alguns casos foram reincidentes, ou seja, as pessoas foram infectadas por mais de uma vez. Análises realizadas no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) descartaram a hipótese de contaminação pelo vibrião colérico, o causador da cólera. O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, também está tentando identificar o microorganismo causador do surto de diarréia.

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná trabalha com a hipótese de transmissão por meio hídrico. Há suspeitas de que um vírus de nome Norwalk, que circula com freqüência em algumas localidades dos Estados Unidos, mas de pouca incidência no Brasil, esteja provocando o surto. Outras hipóteses ainda em estudo estão relacionadas ao protozoário Cryptos poridiun e à bactéria E. colienterotoxigênica.

Somente na primeira semana de dezembro, cerca de 250 casos foram registrados em Antonina. Os bairros mais atingidos são Batel, Portinho e parte do Centro. A Secretaria Municipal de Saúde chegou a contabilizar cerca de 50 casos em um único dia. Grande parte dos doentes está sendo tratada com soro oral. Apenas cerca de 25% estão exigindo o uso de soro injetável.

Apesar de acreditarem que a transmissão pela água seja a mais provável, as autoridades sanitárias investigam também amostras de frutos do mar como possíveis fontes de contaminação. Cerca de 80% das vítimas acometidas pela diarréia são adultos. A Secretaria Municipal de Saúde de Antonina pede aos moradores que limpem as caixas d’água e reforcem a higiene dos alimentos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários