Notícias de saúde

O Câncer Não é Causado Apenas por Genes

NEW YORK, (Reuters Health) – Desde os anúncios recentes sobre o seqüenciamento do genoma humano, muito se tem falado a respeito do uso desta informação para identificar pessoas que são geneticamente programadas para apresentar alto risco de câncer. Mas de acordo com os resultados de um novo estudo, os genes desempenham um papel relativamente pequeno no desenvolvimento da maioria dos tipos de câncer.

Em um estudo de aproximadamente 45.000 pares de gêmeos, os genes responderam por menos da metade do risco de vários tipos de câncer, com o restante do risco sendo explicado por fatores ambientais, como tabagismo, dieta, infecções e exposição a produtos químicos e radiação, relata o Dr. Paul Lichtenstein e pesquisadores do Karolinska Institite, em Estocolmo, Suécia.

“Nós concluímos que o principal fator contribuinte para a formação do câncer nas populações de gêmeos foi o ambiente”, escrevem os autores no The New England Journal of Medicine.

Os gêmeos freqüentemente são utilizados para estudos da genética, uma vez que os gêmeos idênticos apresentam os mesmos genes, enquanto os gêmeos fraternos têm aproximadamente metade dos mesmos genes. No estudo, a equipe do Dr. Lichtenstein analisou informações dos gêmeos da Suécia, Finlândia e Dinamarca. Se os gêmeos idênticos são mais propensos a que ambos desenvolvam câncer, então seus genes são provavelmente a causa principal, mas se a taxa de concordância, ambos os gêmeos tiverem câncer, é mais alta entre gêmeos fraternos, então os fatores ambientais provavelmente são mais importantes, de acordo com os pesquisadores.

Em geral, se um gêmeo tem câncer, o outro gêmeo tem um risco aumentado de câncer, especialmente do estômago, cólon, reto, pulmões, mama e câncer prostático. Por exemplo, o risco de desenvolvimento de câncer do estômago foi 9.9 vezes maior para um gêmeo do sexo masculino cujo irmão, gêmeo idêntico, tenha tido câncer de estômago, do que para um homem cujo gêmeo não tenha tido este tipo de câncer.

Mas, para muitos tipos de câncer, ter um irmão gêmeo com câncer não aumenta o próprio risco pessoal, e os pesquisadores estimam que os genes foram responsáveis por menos da metade do risco para vários tipos de câncer. Os genes provavelmente explicam 27% a 42% do risco do câncer colorretal, câncer de mama e de próstata. O restante do risco provavelmente é devido a fatores ambientais, incluindo alguns compartilhados por ambos os irmãos e outros que afetam apenas um dos irmãos.

Mesmo que estes resultados do estudo sugiram que os genes desempenham apenas um papel relativamente menos importante na maioria dos tipos de câncer, eles também indicam quão pouco se sabe a respeito da relação dos genes com o câncer, de acordo com os pesquisadores. Por exemplo, os genes BRCA1 e BRCA2 são conhecidos como capazes de aumentar o risco de câncer de mama, mas eles apenas são responsáveis por 27% do risco deste câncer. Os pesquisadores concluem que “deve haver mais lacunas no nosso conhecimento das bases genéticas para o câncer colorretal, de mama e de próstata”.

De acordo com o Dr. Robert N. Hoover do National Cancer Institute em Rockville, Maryland, em um editorial que acompanha o estudo, o câncer é uma doença complicada que, na maioria dos casos, não tem uma causa simples. “Talvez seja tempo de derrubar a competição entre falar sobre o debate das causas naturais versus alimentares em favor de esforços para explorar muitas oportunidades de identificar e manipular fatores de risco tanto ambientais quanto genéticos para melhorar o controle do câncer”, ele escreve em um editorial que acompanha o estudo.

Fonte: The New England Journal of Medicine 2000;343:78-85,135-136.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários