Notícias de saúde
01 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A Myriad Genetics Inc., empresa que pesquisa um teste para o prognóstico de câncer na próstata, disse na quarta-feira que descobriu um gene que aumenta o risco de desenvolver a doença.
A Myriad ainda está estudando o papel do gene.
A empresa disse em nota que os cientistas descobriram que duas mutações do gene HPC2 (câncer da próstata hereditário 2), também chamado de ELAC2, tornam os homens altamente suscetíveis a contrair o câncer. Duas outras variantes respondem por um "risco moderado".
"Homens que têm as mutações HPC2 têm um risco entre cinco e dez vezes maior de adquirir câncer na próstata do que outros homens", disse o médico Sean Tavtigian, chefe da pesquisa.
A companhia de genética disse que "os cientistas ainda não compreendem perfeitamente o papel do HPC2 nas funções normais da próstata nem como as formas anormais do gene contribuem para o câncer da próstata".
A Sociedade Americana do Câncer estima que quase 200 mil homens nos Estados Unidos serão diagnosticados com câncer na próstata em 2001, e que a doença deve matar mais de 30 mil neste ano, sendo a segunda principal causa de morte por câncer no país, depois de câncer no pulmão.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também