Notícias de saúde

Laboratório lança antiinflamatório de última geração

O VIOXX é o novo medicamento para tratar a dor e a inflamação, foi lançado no Brasil pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, no Brasil, sendo atualmente o terceiro mais vendido na classe dos antiinflamatórios. Celecoxib é o princípio ativo de Celebra, medicamento da mesma classe terapêutica de VIOXX, e o paracetamol - mais conhecido como acetaminofeno - é um analgésico amplamente prescrito para pacientes com osteoartrite. O medicamento na dose de 25 mg (rofecoxib, MSD) reduziu tanto a dor noturna quanto a dor em repouso mais eficazmente do que 200 mg de celecoxib ou 4.000 mg de paracetamol.

O estudo foi apresentado durante Encontro Anual da Liga Européia contra Reumatismo na França, este mês, em um workshop, no qual o médico norueguês Tore Kristian Kvien, anunciou os resultados de um estudo envolvendo três medicamentos antiinflamatórios para tratar a artrite, dois deles de última geração, os chamados inibidores da COX-2.

Segundo os estudos foi relatado que maior número de pacientes “que tomaram 25 mg de VIOXX apresentou resposta boa ou excelente, após seis dias de tratamento. O medicamento mostrou-se superior ao celecoxib e ao paracetamol no alívio da dor noturna e, também, em repouso e ao caminhar sobre superfície plana”. O pesquisador salientou, ainda, que os três medicamentos foram bem tolerados. Em relação à eficácia, para a maioria dos estudados, houve uma classificação numérica do efeito: o paracetamol apresentou o menor efeito, seguido pelo Celebra 200 mg e pelo VIOXX 12,5 mg.

Ültima geração

Tanto VIOXX quanto Celebra são antiinflamatórios de última geração. Ambos agem por meio da inibição da cicloxigenase-2 (COX-2), enzima responsável pela dor e pela inflamação, sem afetar a cicloxigenase-1 (COX-1), que protege o revestimento do estômago. As medicações convencionais para o tratamento da osteoartrite - conhecidas como antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), inibem tanto a COX-1 como a COX-2, reduzindo a dor, mas aumentando o risco de ocorrência de úlceras do estômago, perfurações e sangramento gastrintestinal.

A dose inicial de VIOXX, recomendada para tratar a osteoartrite, é de 12,5 mg em dose única diária. Alguns pacientes podem obter benefício adicional aumentando a dose para 25 mg em dose única diária. O medicamento foi pesquisado e desenvolvido pelos laboratórios de Merck & Co. Inc., nos Estados Unidos. Merck & Co. - conhecida em muitos países como Merck Sharp & Dohme - é uma companhia farmacêutica global, direcionada para a pesquisa de medicamentos inovadores para a saúde e a qualidade de vida dos seres humanos.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários