Notícias de saúde

Antiinflamatórios protegem contra o desenvolvimento da Doença de Alzheimer

22 de julho de 2003 (Bibliomed). Existem poucos tratamentos disponíveis para a Doença de Alzheimer, e a maioria dos esforços recentes procurou colocar o foco nas medidas de prevenção.

Estudos recentes observaram, entretanto, que o uso de medicamentos antiinflamatórios não esteróides pode proteger as pessoas contra o desenvolvimento da doença, provavelmente por suas propriedades antiinflamatórias. Um novo estudo publicado no último número da revista British Medical Journal realizou uma revisão sistemática e meta-análise de nove estudos observacionais acerca do assunto, avaliando pacientes com mais de 55 anos. Os trabalhos avaliados no novo estudo totalizaram quase 15.000 pacientes, nos quais buscou-se avaliar o risco relativo da Doença de Alzheimer.

Segundo os investigadores do Canadá e Estados Unidos que prepararam o novo trabalho, os antiinflamatórios não esteróides oferecem uma certa proteção contra o desenvolvimento da Doença de Alzheimer; as doses terapêuticas apropriadas e a duração do uso dos medicamentos, entretanto, ainda permanecem pouco claras. Os autores do estudo lançam a hipótese de que os benefícios podem ser maiores quanto mais longos forem os usos das drogas antiinflamatórias.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários