Notícias de saúde

Uma a cada dez mulheres sofre de depressão durante a gravidez

Belo Horizonte, 08 de Agosto de 2001 (Bibliomed). Um estudo publicado pela revista British Medical Journal revela que uma a cada dez mulheres sofre de depressão durante a gravidez. Os especialistas alertam que a depressão deve ser diagnosticada o quanto antes já que pode ser prejudicial também para o bebê.

Embora os médicos sejam cuidadosos na detecção e no tratamento da depressão pós-parto, o mesmo não acontece durante a gravidez. Segundo o pesquisador que coordenou os estudos, Jonathan Evans, catedrático em psiquiatria na Universidade de Bristol, na Inglaterra, isso se dá porque os especialistas não esperam encontrar esse problema nas mulheres antes do nascimento das crianças.

Pesquisas anteriores haviam sugerido que a depressão e a ansiedade durante a gestação podem estar vinculadas ao medo do nascimento do bebê ou ao parto prematuro, entre outros fatores.

No novo estudo, mais de nove mil mulheres da Grã-Bretanha documentaram seus diferentes estados de ânimo durante a gravidez e depois do parto através de uma série de questionários.

A depressão foi avaliada na décima oitava e na trigésima segunda semanas de gestação, assim como no oitavo mês após o parto.

Os cientistas descobriram que 13% das mulheres estavam em depressão quando tinham 32 semanas de gravidez e 9,1% apresentavam o quadro oito semanas depois do parto.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários