Notícias de saúde

Mãe-canguru ajuda a reduzir mortalidade infantil

Belo Horizonte, 06 de Agosto de 2001 (Bibliomed). - Hospitais públicos de todo o país estão se preparado para implantar o programa “mãe-canguru”, que objetiva a humanização da assistência ao recém-nascido de baixo peso.

O tema foi debatido durante o I Seminário Regional de Sensibilização do Método Canguru, que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, na semana passada, e contou com a presença de diretores de hospitais, médicos, gestores de saúde e mães que se beneficiaram com o projeto.

Pesquisas em centros hospitalares, onde o “mãe canguru” funciona há alguns anos, demonstraram que o método resulta em uma redução próxima de 5% da mortalidade infantil de recém-nascidos de baixo peso.

Além disso, há uma economia de 75% nos custos com o tratamento desses bebês, muitas vezes realizadas em unidades de terapia semi-intensiva.

O programa mãe-canguru é inspirado no ciclo de desenvolvimento dos animais marsupiais, como o canguru e o gambá.

As últimas etapas de formação dos filhotes dos cangurus se dão na região chamada de marsúpio (bolsa), onde o animal recebe o calor da mãe através do contato direto com sua pele.

No caso de mãe e filho, o mesmo deve acontecer. A mãe é incentivada a colocar o bebê em seu colo, próximo à região do peito, por algumas horas do dia para que haja troca de carinho e calor humano.

Desde 8 de dezembro de 2000, o programa “mãe-canguru” foi incluído entre as políticas públicas de saúde, sendo reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde como método terapêutico eficaz.

São verificadas diversas vantagens com a implantação do programa, como alta hospitalar precoce, rápido ganho de peso, incentivo à troca de afeto entre mãe e filho, redução dos riscos de infecção hospitalar; humanização do atendimento dos recém-nascidos e incentivo à amamentação materna.

Também alguns problemas da rede pública de saúde, como escassez de incubadoras e investimento elevado com cuidados aos prematuros, são amenizados. Será necessária capacitação de equipes médicas e de enfermagem, que deve ser realizada em sete centros de referência escolhidos em todo o país.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários