Notícias de saúde

Energia fria para tratar arritmia cardíaca

São Paulo, 13 de Junho de 2001 (eHealthLA). Pessoas que têm fibrilação atrial sem controle com medicamento, ou outra terapia baseada em dispositivos, agora poderão nutrir mais esperança em uma vida normal.

É que a CryoCor, Inc., companhia de tecnologia médica que desenvolve crioterapia intracardíaca para o tratamento de arritmias cardíacas, anunciou o início de um teste clínico usando o CryoCor T Cardiac CryoAblation System (Sistema de Crioablação Cardíaca CryoCor(TM)) para tratar pacientes com batimentos cardíacos rápidos e irregulares, incluindo fibrilação atrial.

Os procedimentos clínicos foram realizados recentemente pelo professor C.P. Lau e o Dr. H.F. Tse no Hospital Queen Mary, Universidade de Hong Kong e pelo professor H.U. Klein e o Dr. C. Geller no Hospital Acadêmico em Magdeburg, Alemanha.

"Trata-se de importante descoberta médica, que esta energia fria pode ser oferecida por um cateter intracardíaco para o tratamento de arritmias cardíacas", disse o professor Lau.

"Estamos muito entusiasmados com a crioablação para o tratamento de arritmias do átrio, inclusive o flutter atrial e a fibrilação atrial e estamos satisfeitos com o sucesso no primeiro caso europeu", acrescentou o professor Klein.

O Sistema de Crioablação Cardíaca da CryoCor, um procedimento médico de mínima invasão, entrega refrigerante (um gás médico aprovado) na ponta de um cateter intravascular.

Assim que posicionado dentro do coração, o cateter pode produzir temperaturas abaixo de 80 graus Celsius negativos para desativar seletivamente o tecido indutor de arritmia de modo a interromper e assim impedir o ritmo rápido e irregular do coração, tal como a fibrilação atrial.

"Estamos entusiasmados em poder oferecer uma terapia que pode ajudar os pacientes que têm fibrilação atrial sem controle com medicamento ou outra terapia baseada em dispositivos", disse Gregory M. Ayers, presidente da CryoCor. "Com o uso de crioablação para interromper as arritmias nestes pacientes, esperamos que eles possam viver uma vida normal e mais saudável."

Depois de terminar este estudo clínico inicial na Europa e Hong Kong, a CryoCor planeja aplicar uma Marca CE que permitirá que a companhia comercialize seu Sistema de Crioablação Cardíaca fora dos Estados Unidos.

A CryoCor também está planejando apresentar um pedido à Food and Drug Administration (FDA) que permitirá que a companhia realize testes clínicos similares em seres humanos para arritmias cardíacas nos Estados Unidos.

Formada no último trimestre de 2000, a CryoCor, Inc., uma companhia de tecnologia médica de estágios de desenvolvimento, especializa-se no uso da tecnologia de crioterapia intracardíaca.

A companhia está desenvolvendo um nova família de produtos baseados em cateteres que oferecem energia criogênica para criar lesões cardíacas destinadas a interromper arritmias, oferecendo um procedimento de cura e minimamente invasivo ao paciente.

A companhia está enfocada no tratamento da fibrilação atrial, uma arritmia ou batimento cardíaco anormal que afeta 5 milhões de pessoas no mundo todo.

Além disso, o Sistema de Crioablação Cardíaca CryoCor(TM) pode ser clinicamente útil para o tratamento de outras arritmias nas duas câmaras do coração.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários