Notícias de saúde

Ônibus Escolares a Diesel Põem em Risco Saúde de Crianças

14 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). - Ambientalistas norte-americanos publicaram um relatório na segunda-feira alegando que crianças que vão à escola em ônibus a diesel podem estar expostas a uma fumaça quatro vezes mais tóxica do que se fossem em um carro de passeio.

O conselho de ônibus escolares rebateu as descobertas do relatório, afirmando que os grupos ambientalistas testaram somente ônibus antigos. O conselho disse que o possível risco de câncer nas crianças transportadas em ônibus escolares era similar os riscos reais de ir à escola de carro ou outra forma de transporte.

O relatório, publicado pelo Natural Resources Defense Council (conselho de defesa dos recursos naturais) e pela Coalition for Clean Air (coalizão pelo ar puro), afirma que mais de 23 milhões de crianças nos Estados Unidos vão à escola de ônibus.

"As crianças são especialmente sensíveis aos perigos ambientais, mas elas estão recebendo altas doses de diesel ao ir à escola", disse Gina Solomon, cientista sênior do Natural Resources Defense Council.

"Os níveis que medimos em alguns ônibus nos surpreenderam e nos preocuparam. O pior é que temos razões para acreditar que esses altos níveis são bastante típicos", acrescentou Solomon.

O relatório indicou que cerca de 20 horas de análises de amostras em quatro ônibus escolares produziram "resultados dramáticos".

Assumindo viagens de ônibus de uma ou duas horas ao dia, 180 dias ao ano, durante dez anos, o relatório estimou que a exposição à fumaça de diesel deve resultar em um adicional de 23 a 46 casos de câncer por milhão de crianças expostas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários