Notícias de saúde

Qual a real disseminação da COVID-19 dentro dos ônibus escolares?

26 de agosto de 2021 (Bibliomed). Embora a transmissão de alunos COVID-19 dentro da escola seja baixa quando as salvaguardas estão em vigor, o risco de adquirir COVID-19 durante o transporte de ônibus escolar não está bem estabelecido. Um estudo publicado no Journal of School Health relata a experiência de transporte de ônibus de uma escola independente na Virgínia.

Para o estudo, a escola monitorou 1.154 alunos com teste de PCR assintomático a cada 2 semanas inicialmente e depois todas as semanas de 28 de agosto de 2020 a 19 de março de 2021, durante a transmissão mais alta na comunidade. Quinze ônibus atenderam 462 alunos enquanto operavam com capacidade próxima a 2 alunos em cada assento, usando um distanciamento físico mínimo de 75 cm, uso de máscaras em todos os alunos, e técnicas simples de ventilação.

Houve 39 casos infecciosos de COVID-19 presentes em ônibus durante o período do estudo, o que resultou na quarentena de 52 alunos. Testes universais e rastreamento de contato não revelaram transmissão relacionada ao transporte no ônibus.

Este estudo demonstra um modelo para a operação segura de ônibus escolares próximos de sua capacidade total. A transmissão do COVID-19 pode ser baixa durante o transporte dos alunos ao empregar mitigação, incluindo ventilação simples e uso universal de máscaras, com distanciamento mínimo entre os alunos, mesmo durante a transmissão comunitária mais alta.

Fonte: Journal of School Health. DOI: 10.1111/josh.13058.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários