Notícias de saúde

Fumaça de diesel pode prejudicar mais mulheres do que homens

01 de novembro de 2022 (Bibliomed). A inalação de gases de escapamento de diesel pode ser mais prejudicial para as mulheres do que para os homens, levando a mais alterações nos componentes do sangue das mulheres relacionadas à inflamação, infecção e doenças cardiovasculares. É o que indica estudo realizado no Canadá.

O estudo envolveu dez participantes saudáveis, todos não fumante, sendo cinco homens e cinco mulheres. Cada pessoa passou quatro horas respirando ar filtrado e quatro horas respirando ar contendo gases de exaustão de diesel em três concentrações: 20, 50 e 150 microgramas de partículas finas, ou PM2,5, por metro cúbico. Eles tiveram um intervalo de quatro semanas entre cada exposição.

Vinte e quatro horas após cada exposição, os participantes doaram amostras de sangue. Os pesquisadores, então, usaram uma tecnologia chamada cromatografia líquida-espectrometria de massa para analisar o plasma sanguíneo: o componente líquido do sangue que transporta células sanguíneas e centenas de proteínas e outras moléculas ao redor do corpo.

Comparando amostras de sangue, os cientistas encontraram níveis de 90 proteínas que eram "distintamente diferentes" entre voluntários do sexo feminino e masculino após a exposição ao escapamento de diesel. Essas proteínas incluíam algumas conhecidas por desempenhar um papel na inflamação, reparação de danos, coagulação do sangue, doenças cardiovasculares e no sistema imunológico.

Agora, os pesquisadores planejam realizar um estudo mais aprofundado das funções dessas proteínas do sangue para entender melhor seu papel na diferença entre as respostas imunes femininas e masculinas. A exposição à poluição do ar, especialmente a exaustão de diesel, é um importante fator de risco em doenças como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Fonte: European Respiratory Society International Congress 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários