Notícias de saúde

Internet Vai Ajudar a Controlar Qualidade de Raio X

SÃO PAULO (Reuters) - Em pouco tempo, os centros de diagnóstico por imagem já poderão controlar a qualidade dos aparelhos de raio X diariamente com o auxílio da Internet.

O novo sistema, que é o primeiro controle de qualidade de aparelhos de raio X em tempo real, foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com ele, os gastos com filmes radiológicos poderão diminuir em até 20 por cento. Além disso, o sistema vai ajudar a economizar nas despesas com as visitas periódicas de técnicos aos centros de diagnóstico para avaliação, que é obrigatório no Estado de São Paulo desde 1994, e no país a partir de 1998.

Toda vez que uma chapa de raios X é tirada, o sistema envia, por meio da rede dados, informações sobre como os técnicos estão trabalhando e sobre o funcionamento da processadora de filmes a uma central, localizada no Serviço Técnico de Aplicações Médico-Hospitalares do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE)da Universidade de São Paulo (USP), que criou o sistema.

Os dados são então analisados por físicos. O relatório final do processo é colocado à disposição do cliente na Internet, no site http://www.iee.usp.br. "Dessa forma, é possível descobrir se a falha é do aparelho ou do técnico", explica Paulo Roberto Costa, do IEE, supervisor do projeto.

Qualquer problema, o centro de diagnóstico é informado imediatamente. "Isso evita que o aparelho apresente uma queda de desempenho, evitando também a necessidade de repetir exames de raio X", diz Costa.

Menos repetições significam que o paciente não será exposto desnecessariamente à radiação emitida pelo aparelho.

Ainda em fase piloto, o sistema está sendo utilizado pela Unidade Radiológica Paulista, parceira do IEE na criação desse projeto. O próximo passo, segundo Costa, é utilizar imagens para avaliar o desempenho do aparelho.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários