Notícias de saúde

Crianças Podem Estar Recebendo Overdose de Radiação em Exames

24 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Crianças que se submetem a tomografia computadorizada (CT) - um tipo de raio X que pode ser usado para obter uma imagem mais tridimensional do corpo podem estar recebendo overdoses de radiação, afirmaram pesquisadores na segunda-feira.

Algumas crianças que se submetem à tomografia computadorizada estão recebendo doses pelo menos cinco vezes maiores do que a necessária, descobriram Lane Donnelly, do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, e sua equipe.

Os raios X e formas similares de radiação podem causar câncer.

Os pesquisadores disseram que os radiologistas podem diminuir a emissão de raios X sem perder a qualidade e, portanto, expor as crianças a menos radiação que pode causar câncer.

"Normalmente, a CT é uma parte necessária na avaliação da criança com doença suspeita", explicou Donnelly em um comunicado.

"O benefício da informação obtida pela CT pesa mais do que o risco de radiação. Mas...não é só imperativo fazer um diagnóstico preciso, mas também se esforçar para tornar os riscos os mínimos possíveis."

A tomografia computadorizada é a primeira escolha de um radiologista para o diagnóstico de dor abdominal, apendicite suspeita, trauma abdominal, massa suspeita ou pneumonias complicadas em crianças. A CT é usada em aproximadamente 4 por cento dos exames de raios X, mas contribui com cerca de 40 por cento da dose de radiação total para a população.

Essa estimativa vale especialmente para crianças, já que todas as diretrizes sobre a quantidade de radiação a ser usada está baseada em estudos com adultos, disse Kathleen Emery, radiologista que trabalhou no estudo, publicado na edição de fevereiro de American Journal of Roentgenology.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários