Notícias de saúde

Casos de malária reduziram 85% em Moçambique

28 de agosto de 2020 (Bibliomed). Um programa desenhado para aumentar o acesso a ferramentas de tratamento e prevenção de infecções reduziu os casos de malária no sul de Moçambique em 85%, mas não eliminou a doença, de acordo com uma análise publicada pela PLOS Medicine.

O Programa Magude, uma iniciativa de cinco anos que forneceu às pessoas da região redes mosquiteiras, medicamentos antimaláricos e educação sobre as formas de prevenir a infecção transmitida pelo mosquito, evitou cerca de 40.000 casos da doença, disseram os pesquisadores. Como resultado do programa, a porcentagem da população infectada com malária caiu para 1,4% em 2018, de 9,1% três anos antes.

Moçambique tem uma das maiores taxas per capita de malária a nível mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, que visa erradicar a doença até 2050. Estima-se que 230 milhões de pessoas em todo o mundo são infectadas com o vírus a cada ano, e mais de 400.000 morrem da doença, estima a OMS.

Trabalhando com o Instituto de Saúde Global de Barcelona e o Centro de Pesquisa em Saúde de Manhica, a Aliança Moçambicana para a Eliminação da Malária desenvolveu o Projeto Magude com o apoio financeiro de "la Caixa" e da Fundação Bill e Melinda Gates.

O programa teve como alvo Magude, uma região rural no sul de Moçambique com 48.448 pessoas que vivem em 10.695 famílias. Na primeira fase do programa, a iniciativa estabeleceu protocolos para a detecção e tratamento de casos de malária e administrou duas rodadas de medicamentos antimaláricos para toda a população em dois anos consecutivos. Os trabalhadores da iniciativa também distribuíram mosquiteiros tratados com inseticida e realizaram pulverizações anuais de inseticidas em todas as famílias da região.

Para os pesquisadores, essas descobertas mostram a possibilidade de salvar mais vidas aplicando de forma otimizada as ferramentas disponíveis hoje enquanto novas estratégias são desenvolvidas para resolver a lacuna entre a transmissão baixa e zero.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1003227.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários