Notícias de saúde

Austrália Lança Investigação Sobre Genoma Humano

CANBERRA (Reuters) - O governo australiano lançou na quarta-feira uma investigação nacional sobre os aspectos legais e éticos envolvendo o sequenciamento dos genes humanos, com um foco especial sob a privacidade da informação genética.

O procurador-geral, Daryl Williams, e o ministro da, Saúde Michael Wooldridge, disseram que a Comissão Australiana de Reforma de Lei e o Comitê Australiano de Ética em Saúde vão inspecionar uma revisão que deve ser concluída no final de junho de 2002.

"A informação genética tem aplicações científicas e médicas muito importantes que são de benefício da comunidade como um todo", disseram Williams e Wooldridge em um comunicado.

"Mas o governo tem as mesmas preocupações da comunidade de que a informação genética deve ser tratada de forma sensível para prevenir o potencial de abuso ou discriminação com base nas características genéticas reais ou imputadas", acrescentaram Williams e Wooldridge.

A investigação vai determinar se novas leis são necessárias para proteger a privacidade de amostras e informações genéticas humanas, para protegê-las do uso discriminatório inadequado e para refletir considerações éticas.

Cientistas conseguiram sequenciar todos os genes do corpo humano, completando os 3 bilhões de letras que formam o código genético humano. A expectativa é que o avanço leve a novas formas de tratamento de doenças pela manipulação dos genes, mas há temores do potencial de abuso ético e clonagem de seres humanos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários