Notícias de saúde

Brasil Quer Ampliar Estudos Sobre Genoma

O Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão compondo a Rede Nacional do Projeto Genoma Brasileiro. “O objetivo deste projeto é ampliar a competência, em nível nacional, nas atividades de pesquisa e manipulação do genoma”, explica Kumiko Mizuta, coordenadora geral da área de biotecnologia do CNPq. O programa vai oferecer apoio financeiro para complementação laboratorial, formação de recursos humanos especializados e desenvolvimento de trabalhos multi-institucionais.

A instituição está lançando quatro chamadas distintas: seleção e fornecimento do microorganismo, seleção de laboratórios de sequenciamento da Rede Nacional do Projeto Genoma, seleção do laboratório central de bioinformática, e seleção do coordenador geral de sequenciamento e responsável pela construção e distribuição de bibliotecas de DNA. As propostas podem ser enviadas ao CNPq até às 18 horas do dia 15 de novembro. O resultado será conhecido no dia 25 do mesmo mês.

De acordo com Kumiko Mizuta, os 25 laboratórios selecionados farão exatamente a mesma coisa e terão seis meses para a finalização do sequenciamento do DNA do microorganismo. “Ao término deste período, poderemos saber em que patamar se encontra a área de biologia molecular no país”, afirma. Segundo ela, em São Paulo é possível encontrar instituições com profissionais capacitados e também bem equipadas. “No entanto, não sabemos o estado de outras entidades espalhadas pelo país”.

A coordenadora geral de biotecnologia do CNPq explica que não há mais muito interesse em se fazer à seqüência completa de um genoma. “A diferença entre a célula de um homem e de uma bactéria varia muito pouco – cerca de 70% a 90% destas seqüências são iguais”, revela. “Nosso interesse está focado principalmente no genoma funcional, pois a ação dentro da célula é que varia muito”, explica. Ainda de acordo com ela, os resultados do programa podem trazer respostas para uma série de males da humanidade – tanto na área de saúde quanto de agropecuária e alimentos.

O Projeto Genoma Brasileiro está orçado em R$ 8,5 milhões. “Mas este valor pode ser reduzido”, afirma Kumiko Mizuta. Os recursos virão do governo federal. A partir do ano que vem, os grupos ligados a projetos do CNPq também irão desenvolver trabalhos em rede nacional.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários