Notícias de saúde

Consórcio vai Sequenciar DNA do Rato Até Fevereiro

Por Karla Harby

FILADÉLFIA (Reuters Health) - O processo para desvendar o genoma humano se aproxima de sua conclusão, mas um novo consórcio de instituições públicas e privadas já recebe financiamento para acelerar o sequenciamento do genoma do rato.

Em vez de concluir o projeto em 2003 como estava originalmente previsto, o consórcio pretende anunciar um primeiro esboço do trabalho em fevereiro de 2001.

Os cientistas precisam do genoma dos ratos para fazer comparações com o genoma humano, verificar quais são suas semelhanças e descobrir quais são os genes mais importantes, informou Francis S. Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano.

"Temos o livro de instruções humano mas está escrito em um idioma que ainda não sabemos como ler", explicou Collins durante o encontro da American Society of Human Genetics, realizado na Filadélfia.

"O genoma dos ratos é como a pedra Rosetta. Não significa que possamos lê-lo, mas se encontrarmos uma região importante poderemos lançar luz sobre todo o projeto", avaliou o especialista.

O novo Mouse Sequencing Consortium (Consórcio para Sequenciamento do Genoma de Rato) combina financiamento público e privado. Os contribuintes são SmithKline Beecham (6,5 milhões de dólares), Merck Genoma Research Institute (6,5 milhões de dólares), Affymetrix, Inc.(3,5 milhões de dólares), Wellcome Trust (7,75 milhões de dólares) e seis dos National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde) dos Estados Unidos, que juntos vão contribuir com 34 milhões de dólares.

Segundo John D. McPherson, geneticista da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, os avanços obtidos nas áreas de computação e matemática e as lições aprendidas com o Projeto de Genoma Humano também vão ajudar a apressar o processo.

"Nossa capacidade é bem maior do que imaginávamos alguns anos atrás", disse MacPherson. O tamanho do genoma do rato é aproximadamente o mesmo do genoma humano, com cerca de 3,1 bilhões de bases.

O DNA do rato utilizado na pesquisa virá de dois gêmeos idênticos de uma linhagem comum de ratos de laboratório. Segundo Collins, os resultados do genoma serão públicos e estarão disponíveis gratuitamente para a qualquer pesquisador.

A idéia do Consórcio nasceu há apenas seis semanas. A Foundation for the National Institutes of Health (Fundação do Instituto Nacional de Saúde) vai fornecer supervisão fiscal para o trabalho. Os laboratórios de pesquisa envolvidos são os da Universidade de Washington, do Whitehead Institute for Biomedical Research, em Cambridge (Massachusetts) e do Sanger Centre, no Reino Unido.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários